Artrite

O que é?

A artrite é uma designação genérica de várias doenças que podem causar dor e inflamação nas articulações. As articulações são as zonas mais afectadas, mas também tendões, ligamentos e músculos podem ser lesados. Por vezes a pele também pode ser afectada.

A sua causa ainda não é conhecida mas sabe-se que poderá haver uma predisposição genética para se vir a sofrer desta doença. Na maior parte dos casos, a doença começa lenta e progressivamente. Regra geral acaba por originar dor, principalmente nas articulações das mãos, pés e cotovelos, podendo afectar outros órgãos como os olhos, o coração, as glândulas salivares e lacrimais. Há vários tipos de artrite. Os dois tipos mais comuns são a artrite reumatóide (AR) e a osteoartrose (OA).

A OA manifesta-se geralmente a partir dos 50 anos e afecta sobretudo as mulheres. O aumento da esperança média de vida da população portuguesa faz prever uma maior incidência desta patologia, que produz uma degeneração da cartilagem articular, que facilita o movimento das articulações, com dor e inflamação nas mesmas. Em muitas ocasiões de forma assintomática a OA apresenta uma prevalência que aumenta com a idade, sendo os principais afectados, idosos e obesos.

A AR, é mais frequente entre as mulheres e a proporção é de um homem para três mulheres com AR. É uma doença auto-imune (o mesmo é dizer, causada por uma alteração dos sistemas de defesa, que reagem contra o próprio organismo) que se caracteriza pela inflamação de uma ou várias articulações. A AR na sua forma mais severa diminui a esperança média de vida entre cinco a dez anos, mas também provoca dor, inflamação, podendo ocasionar deformações físicas graves e lesões orgânicas. A incapacidade e os sintomas podem aparecer em qualquer idade, mas é mais frequente entre os 40 e os 50 anos.

Existem outras doenças que também podem causar artrite, entre elas:

  • A Gota, em que os cristais se formam nas articulações. Afecta normalmente, os pés.
  • O Lúpus, na qual o sistema imunológico pode danificar as articulações, o coração, a pele, os rins e outros órgãos.
  • A hepatite viral, na qual uma infecção do fígado pode causar artrite.

Sintomas

A dor é a forma que o seu corpo usa para avisar que algo está errado. Muitos tipos de artrite causam dor nas articulações. A dificuldade em caminhar é geralmente um dos primeiros sintomas a aparecer. Alguns tipos de artrite podem afectar diferentes partes do corpo. Junto com a artrite, outros sintomas podem ser:

  • Ter febre
  • Perder peso
  • Ter problemas respiratórios
  • Sentir comichão

Estes sintomas também podem ser sinais de outras doenças, por isso é importante consultar um médico. Muitos doentes reumáticos usam chás ou remédios comuns para a dor, por isso é importante avisar o médico do consumo desses produtos. Só o médico pode diagnosticar a artrite ou alguma doença relacionada e criar uma estratégia de tratamento. É importante também não esperar. Não se esqueça de alertar, também, sobre quaisquer lesões que tenha sofrido. Normalmente, o médico serve-se de raios-x e exames sanguíneos para determinar se tem artrite, e de que tipo.

Tratamento

Depois de diagnosticar que tipo de artrite tem, o médico vai determinar o melhor tratamento, que pode incluir remédios para a dor, para a inflamação e para a rigidez das articulações e cremes ou pomadas para aliviar as dores locais.

Às vezes, mesmo com a medicação, a dor persiste. Nessas horas, é possível usar algumas técnicas para se sentir melhor:

  • Tomar um banho morno
  • Fazer alguns exercícios leves
  • Aplicar gelo na área afectada
  • Repousar a articulação afectada

Se a dor persistir, mesmo com a medicação, é necessário avisar o médico, que pode prescrever outros tipos de medicação, mais adequados para o seu caso.