slide-logo

Quem Somos

Apresentação

A Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR) foi criada em 1982 com o objetivo de promover a educação social do doente reumático e da população em geral, difundindo informações sobre a natureza, tratamento, prevenção e repercussões sociais das doenças reumáticas. O alerta para estas doenças é urgente já que são muitas vezes ignoradas por quem as sofre pela simples razão que a doença pode decorrer anos sem sintomas.

As doenças reumáticas e músculo-esqueléticas podem afetar pessoas de todas as idades, incluindo crianças e bebés e têm um enorme impacto na qualidade de vida das pessoas que têm estas doenças e nas vidas das suas famílias. Se não forem tratadas de forma adequada, atividades diárias, como caminhar, subir escadas, cozinhar e a higiene pessoal são afetadas. Também podem ter um efeito profundo sobre a capacidade de trabalho nas pessoas em idade ativa.

Podem causar deficiência física, devido a sintomas como dor intensa e fadiga. A prevalência de ansiedade e depressão clínica nas pessoas com doenças reumáticas e músculo-esqueléticas é cerca de duas vezes o observado na população geral.

No entanto, cuidados e tratamentos adequados podem fazer uma enorme diferença. O diagnóstico e tratamento atempado dos sintomas pode impedir lesões permanentes, aliviar a dor e melhorar a mobilidade.

Estamos aqui para o ajudar. Venha colaborar connosco. Torne-se SÓCIO!