Sobre o Síndrome de Sjögren

A Síndrome de Sjögren (SS)

O que é ?

A Síndrome de Sjögren (SS) é uma doença auto imune crónica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos, infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de salivas e lágrimas.

Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afectar outros órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sanguíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Provocam também fadiga e dor nas articulações, que podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que 4 milhões de americanos tenham a SS, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com SS são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costumem estar na menopausa ou ainda mais velhas, SS pode ocorrer também em crianças, adolescentes e adultos jovens. Mulheres jovens com SS podem apresentar complicações na gravidez. No Brasil não se sabe o número exacto de portadores da SS. A causa ou causas específicas da SS não são conhecidas, mas múltiplos factores provavelmente estão envolvidos, de entre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interacções.

Sintomas

Os sintomas são muito variados. Duas pessoas com a SS nunca têm exactamente os mesmos grupos de sintomas ou história médica. Os sintomas podem estabilizar, piorar ou mesmo regredir. Para alguns, os sintomas de olhos secos e boca seca são manifestações proeminentes, enquanto outros passam por ciclos de bem-estar completo seguidos de uma doença grave.

Diagnóstico

O diagnóstico frequentemente, não é uma tarefa fácil uma vez que os sintomas da SS podem assemelhar-se aos de outras doenças como o lúpus, a artrite reumatóide, a síndrome da fadiga crónica, a fibromiologia, a esclerose múltipla e a doença de Alzheimer. Devido às variedades de sintomas, o paciente pode ser encaminhado para diversos especialistas (Reumatologista, Dentista ou Oftalmologista), e o diagnóstico muitas vezes não é definido. Entretanto, nem todo ressecamento pode resultar de SS. Muitos medicamentos, inclusive os usados para tratamento da hipertensão arterial, depressão, resfriados, alergias e problemas gastrointestinais podem causar secura nos olhos e na boca.

Tratamento

O tratamento depende dos sintomas e do seu grau de severidade. A SS pode não representar risco de vida iminente , mas certamente provoca profundas alterações na vida do paciente. Com uma conduta terapêutica apropriada, a qualidade de vida pode em muito ser melhorada.

Lágrimas artificiais e substitutos de saliva podem amenizar os sintomas de ressecamento.