Mireille S. Amaral (Bio)
Tenho 50 anos, sou casada e nasci em Moçambique, tendo vindo viver para a Europa com apenas 11 meses. Sou licenciada em Psicologia Social e do Trabalho. O meu percurso profissional tem sido inteiramente desenvolvido no Ministério da Saúde e, desde 2019, trabalho na Direção dos Cuidados de Saúde Primários no concelho de Gondomar, onde também resido. Sou apaixonada por exercício físico — pratico regularmente musculação, caminhadas, natação e ciclismo — e encontro grande prazer na leitura e em cuidar da minha horta biológica.
A minha família é o meu pilar, o meu núcleo duro. Vivo uma relação de mais de três décadas com o André, e somos pais de um filho extraordinário, o Pedro. A nossa história é marcada pela superação, pela ternura e pela capacidade de reinventar o amor em tempos difíceis, especialmente perante os desafios colocados pela artrite reumatoide.
Tive conhecimento do Prémio Edgar Stene através da LPCDR e decidi participar com o desejo profundo de partilhar a nossa história. Acredito que o amor vivido na adversidade merece ser contado — não apenas como testemunho de resiliência, mas como inspiração para outras pessoas. Esta é a minha forma de contribuir para uma maior consciência sobre o impacto emocional e relacional das doenças reumáticas e musculoesqueléticas.
