icon-facebook  icon-youtubeicon-instagramicon X siteicon-linkedin
  • Início

Ana Soares

O meu herói

Ana SoaresA EULAR este ano propõe um desafio com este tema tão interessante, mas ao mesmo tempo tão difícil, “o meu herói”, isto porque ao longo da minha vida e no meu dia-a-dia fazem parte pessoas especiais que as considero como meus heróis e é com muito orgulho que com eles partilho etapas da minha vida.

Posso mesmo dizer que eu própria sou uma pessoa agradecida porque sempre que no meu quotidiano encontro pessoas conhecidas ou não, mas não sei se é por ser tão comunicativa me ligo a elas nem que seja por dizer apenas um bom dia durante as minhas caminhada, mas fazem-me sorrir e sentir feliz, foram elas o meu herói do dia por me fazerem superar mais uma etapa. Contudo a minha família é um grande alicerce, embora os meus pais já tenham partido, ficam os momentos de confraternização que vivemos todos juntos que já mais esquecerei e guardo-os como os meus grandes heróis.

Durante a minha caminhadaPodem não acreditar mas até a minha máquina fotográfica é o meu herói, tenho a paixão pela fotografia e quando o faço consigo superar todas as minhas dificuldades, até me esqueço das dores, assim como os momentos de convívio vividos nas aulas de natação, onde aproveito sempre os momentos de pausa para dar um pouco à língua com os colegas, mas claro acabo sempre por ouvir um raspanete da professora porque disturbo a aula, mas não me importo, esse momento de descontração e alegria enche-me a alma e faz-me seguir em frente. No meu trabalho quando estou com as minhas patroas que são acima de tudo amigas e o ambiente que se vive na lojinha com os clientes e as amigas que lá ganhei, as “minhas velhotas”, todas elas são o meu herói, pelo ensino e experiencias de vida que me transmitem.

A certo momento na minha vida destaco o meu primeiro grande herói ao qual agradeço a minha qualidade de vida diária, o meu médico reumatologista, porque sempre me ouviu, acreditou nas minhas queixas e nunca duvidou e graças ao seu profissionalismo e dedicação conseguiu-me diagnosticar síndrome de sjogren medicando-me corretamente devolvendo-me o mais importante na nossa existência, a qualidade de vida que graças a ele mudou completamente para melhor.

Eu, Marido, Filha e Namorado da Filha numa festaA minha filha é o exemplo de outro herói, para além de ser muito querida é uma amiga que partilha tudo comigo e que confia na minha palavra, além disso compreende que tenho uma doença da qual não é fácil e que faço de tudo para estar o mais normal possível todos os dias, o meu esforço é infinito numa luta diária e ela sabe que a mãe é uma lutadora e é por perceber tudo isto que é o meu herói. Até o namorado e os amigos dela por me fazerem rir e sentir feliz quando estamos todos juntos na brincadeira são o meu herói.

Com os meus Pais, Irmãos e Sobrinho numa festaClaro que não posso deixar de fazer referência ao meu marido, a pessoa que mais me compreende e atura, a que mais me apoia e ajuda mesmo quando tive de tratar dos meus pais, quando não consigo explicar a falta de forças, as dores, quando não consigo fazer as refeições, quando não me consigo levantar, não consigo fazer a cama ou não tenho vontade de namorar, qualquer coisa que seja, ele mantem sempre a mesma postura e dá-me sempre força e carinho, faz-me sempre todas as vontades (haja paciência para me aturar!), sem ele a minha vida seria muito difícil. Grande companheiro de vida em comum e sem dúvida o meu grande herói!

Com o meu melhor Amigo RicardoPor tudo isto é me impossível escolher um só herói, sendo que todos me fazem feliz cada um há sua maneira, eu não preciso de muito para ser feliz, basta eu gostar das pessoas, ama-las e de gostar de estar com elas e isso é a melhor satisfação pessoal, sentir-me realizada.

Apesar de ter pouca sorte, por não ser saudável como a maioria das pessoas, tenho a sorte de ter todos estes heróis que me dão muitos momentos de prazer e alegria e o que mais gosto na vida é estar com pessoas que me façam feliz. É abraçar, é brincar, Durante um jantaré ouvir música, é dançar, é ser eu própria – FELIZ – isto para mim é viver a vida com qualidade e saber aproveitá-la.

Por fim e não menos importante há mais um grande herói, o que me deu a vida, capacidade para superar, gostar, amar, compreender, ajudar, suportar, perdoar, ter fé, tratar, alegrar, trabalhar, passear, dançar e principalmente gostar de mim que também sou um herói e eu gosto muito de ser a pessoa que sou mesmo com as dificuldades que tenho tido ajuda-me a levantar, esse grande herói é Deus.

Ser herói é saber viver momentos!

Ana Bragança Soares, 2018
48 Anos, Síndrome de Sjogren