• Início

CHECK-UP, Feira de Saúde e Bem-estar

A Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas participou na CHECK-UP, Feira de Saúde e Bem Estar, que decorreu na Sala Tejo do MEO Arena, no Parque das Nações, em Lisboa, de 5 a 8 de Novembro de 2015.

Na sequência do convite que nos foi endereçado pela organização do evento, congregámos nesta participação a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), a Associação Portuguesa dos Profissionais de Saúde em Reumatologia (APPSReuma), as Faculdades de Medicina, de Medicina Dentária e de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, o Biobanco (Instituto de Medicina Molecular) e as nossas associadas ANDAI, ANDAR, ANEA, APOROS e MYOS.

A coordenação desta participação foi assumida pela Liga através do seu voluntariado, que orientou a logística, rastreios e a divulgação de informação sobre as doenças reumáticas. Articulando a disponibilidade de voluntários das associações envolvidas, a Liga contou ainda com a colaboração de 10 voluntárias do Banco de Voluntariado da Câmara Municipal de Lisboa.

Foi, assim, possível manter dois stands de REUMATOLOGIA, com o envolvimento de 60 pessoas que, voluntariamente, asseguraram, por turnos, os quatro dias do evento. A SPR – a quem agradecemos também a personalização do stand - e a APPSReuma contribuíram com material informativo sobre as doenças reumáticas, tendo presentes reumatologistas e enfermeiros para os rastreios. O rastreio da osteoporose foi assegurado através da colaboração da ANDAR, tendo-se realizado 150 densitometrias ósseas ao calcâneo. Foram ainda disponibilizados rastreios da artrose, pela Faculdade de Motricidade Humana e rastreios dentários aplicados a doenças reumáticas pela Faculdade de Medicina Dentária. O Biobanco também esteve presente, recolhendo 23 amostras para investigação.

Além do material informativo disponibilizado pelas associações de doentes, a ação de sensibilização contou com o lançamento da Vitória, a mascote da ANDAI que teve um grande impacto na visibilidade das doenças reumáticas nas crianças.

Embora o evento não tivesse registado a afluência de público esperada, permitiu demonstrar o papel da Liga na mobilização de redes de colaboração e articulação entre diversos intervenientes na sensibilização para as doenças reumáticas.

Agradecemos à Newsengage o convite para a nossa participação, a colaboração de todas as instituições presentes que a tornou possível e à Lactogal o patrocínio do espaço. Um agradecimento em especial a todos os voluntários envolvidos e ao Banco de Voluntariado da Câmara Municipal de Lisboa.

Diamantina Rodrigues
(Coordenadora do Voluntariado)

Check Up Saude2