Plataforma Saúde em Diálogo

Associação para a Promoção da Saúde e Protecção na Doença

plataforma-saude-dialogo

Plataforma Saúde em Diálogo - O que é?

É uma estrutura informal que congrega Associações de Doentes, de Consumidores e de Promotores de Saúde, com as Farmácias.

A Plataforma tem por objectivo afirmar-se como parceiro activo na definição das políticas de Saúde através da intervenção junto dos órgãos de decisão.

Quem representa?

A Plataforma exprime os interesses de largos milhares de doentes e de consumidores de Saúde portugueses, representados na sua estrutura através de Associações de Doentes, Associações de Consumidores, Associações de Promotores de Saúde e da Associação Nacional das Farmácias.

A diversidade de entidades que a integram conduzem a que a Plataforma esteja legitimada para representar os interesses dos utentes do Sistema de Saúde.

O que pretende?

Permitindo um contacto estreito entre profissionais, promotores de Saúde, doentes e consumidores, a Plataforma permite alcançar consensos entre as entidades que a integram, reforçando assim a sua capacidade de afirmação enquanto parceiro dinâmico e responsável na área da Saúde.

A Plataforma assume como objectivo essencial a construção de um Sistema de Saúde verdadeiramente centrado no doente.

Como funciona?

A Plataforma está estruturada numa Assembleia Geral, de onde emanam as grandes orientações para a sua actuação, e num Secretariado Permanente com funções executivas.

A capacidade para promover a concertação interna entre posições, num clima de verdadeira cooperação, é uma das características essenciais da Plataforma. A solidariedade que hoje une os seus elementos, permite que as necessidades de um possam ser assumidas como um objectivo de todos.

Quando e como surgiu?

A Plataforma existe desde 1998, momento em que a Associação Nacional das Farmácias promoveu um encontro com o objectivo de auscultar de uma forma permanente as críticas e sugestões dos utentes das Farmácias.

Desde então, a Plataforma tem consolidado os laços entre as entidades que a integram, demonstrando hoje uma verdadeira vocação enquanto parceiro social na definição das políticas de Saúde.

Plataforma Saúde em Diálogo
R. Dr. Luís de Almeida e Albuquerque, 3
1200-154 Lisboa

Tel. 21 34 00 659 / Fax: 21 34 00 759
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Site: http://www.plataforma.org.pt/